quinta-feira, 21 de junho de 2007

A Era do Gelo

E aí, já respondeu a pergunta? Afinal, o que congela mais rápido: água quente ou água fria? Parece incrível, mas a resposta certa é água quente. Isso mesmo, água quente congela mais rapidamente do que água fria. Ainda não acreditou? Vamos aos fatos cientifícos...
Três efeitos agem nessa situação de congelamento. O primeiro é a convecção, que é relação entre os movimentos dos líquidos. Quando as temperaturas não são as mesmas (nesse caso, o topo fica naturalmente mais frio que a base), esses movimentos permitem trocas de calor mais bruscas.
O segundo é a relação com os gases. A água fria dissolve mais gás que a água quente. Dessa forma, pela quase ausência de gás, a água quente esfria mais depressa. Aliás, se você quiser fazer gelos perfeitos, bonitinhos, sem manchas brancas, faça-os com água quente. Aquelas manchas são causadas pela existência de gás na água.
E por fim, o líquido quente perde água por evaporação, fazendo com haja menos água para congelar. Simples, não? E já que falamos de gelo, nada como um sorvetinho bem gostoso e fácil de fazer. Vamos às receitas.

PICOLÉ DE IOGURTE

Fácil, gostoso e saudável. Você só precisa juntar a mesma quantidade de iogurte natural e polpa de fruta (morango fica ótimo!). Para cada pote de iogurte, acrescente 1 e 1/2 colher de sopa de mel (você pode colocar mais ou menos mel, depende do seu gosto). Bata tudo no liquidificador até ficar bem espumante. Coloque em forminhas de picolé e ponha para congelar. Congeladas, é só servir.

SORVETE DE AMENDOIM

Coloque 3 colheres de sopa de pasta de amendoim numa panela e coloque para derreter em banho-maria. Depois de 1 minuto, coloque 50g de choclate branco picado nessa panela. Mexa e misture tudo. Quando o chocolate já estiver quase derretido, acrescente 3 colheres de sopa de mel e 3 colheres de sopa de suco de laranja. Quando tudo já estiver derretido, retire do fogo, dê uma boa e vigorosa mexida e deixe esfriar. De vez em quando dê umas outras mexidas. Quando estiver frio, acrescente 1 colher de sopa de suco de limão. Bata 200g de creme de leite fresco até o ponto de chantili. Acrescente o chantili aos poucos na massa de amendoim, mexendo com cuidado para não perder a cremosidade do chantili. Despeje a massa num recipiente plástico com capacidade de, pelo menos, 1/2 litro. Coloque no congelador por 6 horas e pronto. Se você quiser, antes de colocar o chantili, acrescente amendoim picado.

Você já ouviu que massa tem que descansar. Sabe o motivo? Na semana que vem falaremos sobre isso e na receita... massa de macarrão! E alguns molhos para dar gosto à vida. Até lá.

4 comentários:

Viva disse...

Quando meus filhos eram pequenos ganhei uma receita de sorvete de frutas parecida com a sua. Os morangos estavam na safra, baratíssimos e eu resolvi fazer um sorvete bem natural. Até ficou gostoso mas era taãããão pálido que ninguém se animaria a comê-lo. Para não desperdiçar a matéria-prima empregada (e a minha energia!), não tive dúvidas: tasquei umas colheradas de Quick!

Anônimo disse...

A idéia do Quick não é má... Mas é por isso que devemos fazer com polpa. Ela dá mais cor, porque é concentrada. Se for fazer com morangos frescos, você pode prepará-los como se fosse uma geléia com menos açúcar. Aí é só corrigir o mel para não ficar muito doce.

Anônimo disse...

Márcio, você me criou problemas sérios. Não esqueça suas responsabilidades. São mais de 70 dias!

Fer Guimaraes Rosa disse...

a receita de picole de iogurte esta anotada!
seu blog foi um achado. parabens! :-)
abcs,